Logotipo - Projepack - Máquinas para Embalagens
Fique por dentro

Projepack em Foco

Buscando notícias...

18.08.2022

Tecno Mueble e o mercado mexicano

Imprimir

Nesta semana, acontece a TECNO MUEBLE, na cidade de Guadalajara. O evento mira o olhar do setor moveleiro para o mercado mexicano e suas possibilidades. O México conta com uma população de 130,3 milhões e um PIB nominal de US$ 1,3 trilhão, segundo dados de 2021. Isso significa que é a 15ª maior economia do mundo e a 4ª maior das América, atrás somente dos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Nos últimos anos, o setor de edificação no México tem se destacado por sua franca ascensão econômica. Isso engloba a construção de moradias residenciais, estruturas comerciais, como escritórios, armazéns comerciais e centros de distribuição, e edifícios de serviços, como hospitais e escolas. O setor foi responsável por 46% do valor da indústria da construção em 2019. Isso representa um importante impulsionador para a demanda de móveis, os quais são necessários para equipar essas novas edificações, o que impulsionou com ainda mais força o setor moveleiro.

Contudo, apesar de sua demanda interna, o México ainda encontra na exportação sua maior fonte de renda e negócios. Na indústria moveleira, por exemplo, as exportações representam 79,1% da produção, enquanto 30,8% da demanda interna de mobiliário no México é suprida por produtos importados. A maior parte das importações de móveis vem da China, com um índice de 63,4%, seguida de Itália, Espanha e Vietnã. Já as exportações moveleiras do México são mais significativas para os Estados Unidos, que registraram crescimento em tipos específicos de mobiliário, como móveis de madeira para uso em dormitórios e assentos com estrutura de madeira.

O mercado estadunidense é internacionalmente reconhecido por suas demandas em alta quantidade e sua exigência por agilidade e praticidade. Isso é um reflexo do comportamento do consumidor americano, que busca soluções fáceis e que não demandem tempo ou mão de obra, o que influencia muito em seu processo de decisão na compra de móveis. Grandes redes de departamentos se destacam no setor, por oferecer móveis prontos ou de montagem simplificada.

Isso fez com que o mercado mexicano identificasse uma grande oportunidade de negócios. Assim, passaram a exportar móveis já montados, provendo a qualidade e durabilidade que as famosas redes americanas necessitavam. A chance também trouxe um grande desafio: a logística de transporte.

É neste ponto que a Projepack se estabelece como aliada e referência no mercado mexicano, com equipamentos como os da Série Compacta G e Série Modular G, que permitem o embalamento de móveis montados. Trabalhando com filme termo encolhível, oferece a estabilidade e segurança que os produtos precisam para serem exportados. Com um processo simplificado e eficiente, atende processos produtivos de alto volume, acompanhando produções em massa. Desta forma, os móveis montados podem ser embalados de forma segura, com material de qualidade, reduzindo o risco de dano durante a logística de exportação.

Durante a Tecno Mueble, a Projepack divulgará suas soluções em maquinários para embalagem final, agregando contatos e oportunidades no mercado mexicano, propagando ainda mais a potência do mercado brasileiro no cenário mundial.

Foto
Veja Também

Matérias anteriores